Consultório Odontológico Dr. Regis Teixeira – Dietas na Saúde Bucal

Redação6 de fevereiro de 20206min0
Dr. Regis Teixeira - Agende uma avaliação (35)99850-0000
Dietas na Saúde Bucal

Mudar seus hábitos alimentares pode ajudar a reduzir o risco de cáries.

As cáries são causadas pela placa bacteriana – uma camada fina de bactérias que reveste os dentes. Depois de comer ou beber, as bactérias da placa consomem o açúcar que está nos dentes e produzem ácidos que enfraquecem o esmalte dos dentes. Quanto mais você consome alimentos e bebidas que contêm açúcar, maior é o risco de desenvolver a placa que, por sua vez, provocará cáries. A melhor maneira de proteger os dentes da placa é controlar a quantidade de açúcar da sua dieta.

Quase todos os alimentos, incluindo leite e legumes, contêm algum tipo de açúcar, mas para ajudar a controlar a quantidade de açúcar que você consome, leia os rótulos dos alimentos e escolha alimentos e bebidas com baixo teor de açúcar adicionado. Açúcares adicionados geralmente estão presentes em refrigerantes, doces, biscoitos e assados.

Para combater isso, é importante escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e usar o fio dental entre os dentes. Quando se forma nos dentes, a placa pode causar sangramento ou inchaço das gengivas – que, se não for tratado, pode causar a doença da gengiva e a perda de dentes.

Se a sua dieta não incluir certos nutrientes, será mais difícil combater infecções bucais. A má nutrição não causa doença da gengiva (doença periodontal) diretamente, mas muitos pesquisadores acreditam que a doença progride mais rapidamente e pode ser mais grave em pessoas com dietas pobres em nutrientes.

PLACA E TÁRTARO

Definição

A placa é uma camada grudenta e incolor de bactérias que constantemente são formadas em nossos dentes e na margem gengival. A placa contém bactérias que causam cárie e gengivite.

O tártaro é a placa calcificada ou endurecida que se liga ao esmalte do dente e abaixo da margem gengival.

Sinais e sintomas

Todos podem desenvolver placa como consequência das bactérias constantes em nossas bocas; por isso, ela é difícil de se ver. A placa que não é removida da margem gengival pode causar inflamações e irritações na gengiva próxima aos dentes.

O tártaro é um acúmulo mineral facilmente identificável, se estiver acima da margem gengival. O sinal mais comum de tártaro é um deposito amarelo ou marrom entre os dentes inferiores frontais ou na margem gengival.

CÁRIE

 Definição

A cárie está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e a camada do dente logo abaixo dela, a dentina.

Sinais e Sintomas

Existem três sintomas que mostram que voc6e pode ter cárie: dor de dente; doer ao mastigar ou sensibilidade ao ingerir alimentos ou bebidas quentes, frias ou doces.

Causas

Diversos tipos de bactérias vivem em nossas bocas e se acumulam nos dentes em uma película pegajosa chamada placa bacteriana (biofilme dental). Quando nós comemos e bebemos, essas bactérias criam ácidos que podem dissolver a camada protetora do dente, o esmalte. Os ácidos removem os minerais desta camada, e a falta de tratamento pode resultar na cárie.

Diagnóstico

O seu dentista pode diagnosticar a cárie examinando o dente ou por meio de uma radiografia.

Prevenção

Existem diversas maneiras de ajudar a prevenir a cárie, incluindo:

Escovar e usar o fio dental diariamente – isso irá ajudar a reduzir a quantidade de placa (biofilme dental) e bactérias em sua boca.

Comer alimentos açucarados ou ricos em amido com menos frequência ao longo do dia a fim de ajudar a reduzir a quantidade de ácidos produzidos por bactérias da boca.

Usar creme dental com flúor, que reforça a estrutura dos dentes.

Usar enxaguante bucal antibacteriano para reduzir os níveis de bactérias que causam cárie.

Redação


    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *