Consultório Nova America – Restauração dentaria

Redação22 de agosto de 20197min0
O que esperar durante um o PROCEDIMENTO RESTAURADOR - Agende uma avaliação (35)99850-0000

O que é Restauração?

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.

Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior. Os materiais utilizados para as restaurações podem ser ouro, porcelana, uma resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).

Qual o melhor tipo de restauração?.

Não existe um único tipo ideal para todas as pessoas. O que é melhor para cada um será determinado pela extensão do preparo, a possível alergia a certos materiais, o local da boca que precisa ser restaurado e o custo. Algumas considerações a respeito de cada material:

  • Restaurações de Ouro: São feitas sob encomenda em um laboratório de prótese e cimentadas no dente em questão. As incrustações de ouro são bem aceitas pelos tecidos gengivais e podem durar mais de 20 anos. Por esta razão, muitos autores consideram o ouro o melhor material de restauração. No entanto, é geralmente a opção mais cara e requer múltiplas visitas ao dentista.
  • Resinas compostas (plástico) : Combinam com a cor dos seus dentes e, portanto, são utilizadas quando se deseja uma aparência mais natural. Os ingredientes são misturados e colocados diretamente na cavidade, onde endurecem. As resinas compostas não são o material ideal para grandes restaurações, pois podem lascar ou se desgastar com o tempo. Também podem manchar com pigmentos como o café, chá ou tabaco, e não duram tanto quanto outros tipos de restaurações – em geral de três a 10 anos.
  • Restaurações de porcelana S
    ão chamadas de incrustações ou facetas. São feitas sob medida por um laboratório de prótese e, em seguida, cimentadas no dente. Podem combinar com a cor do dente e resistir à manchas. A restauração de porcelana geralmente cobre a maior parte do dente. Seu custo é similar ao do ouro.

Se a cárie ou fratura tiver danificado grande parte do dente, pode-se recomendar uma coroa ou um outro tipo de recobrimento. A cárie que atingiu o nervo ou polpa pode ser tratada de duas formas: através do tratamento de canal (em que o nervo danificado é removido) ou através de um procedimento chamado capeamento pulpar, que é o recobrimento da polpa, e tenta manter o nervo vivo.

O que acontece quando se faz uma restauração?
Quando seu dentista decide restaurar um dente cariado, ele primeiramente remove a parte deteriorada e limpa a área atingida. Depois de limpa a cavidade, a restauração é feita com um dos materiais descritos acima.

Como saber se preciso de uma restauração?
Apenas seu dentista poderá determinar se você tem uma cárie que precisa ser tratada. Durante uma avaliação, seu dentista utilizará um pequeno espelho para examinar as superfícies de cada dente. Qualquer aspecto que pareça anormal será, então, minuciosamente examinado com instrumentos especiais. Seu dentista poderá também fazer uma tomada radiográfica completa da boca ou apenas parte dela. O tipo de tratamento que seu dentista irá escolher depende da extensão do dano causado pela cárie.

RESTAURAÇÕES

Visão geral

Ajudam a restaurar os dentes danificados por cárie às suas funções normais e podem prevenir uma futura cárie. Seu dentista considerará diversos fatores ao escolher qual tipo de material restaurador é melhor para você. Esses fatores incluem a extensão do reparo, em que local da boca a restauração da boca é necessária e o custo.

O que esperar durante um o PROCEDIMENTO RESTAURADOR

  1. Anestesia local – No início do procedimento restaurador , pode ser dada anestesia local para adormecer a área próxima ao dente.
  2. Remoção de cárie dentária – Em seguida, o dentista cortará através do esmalte utilizando uma furadeira pra remover qualquer cárie. Após a remoção da cárie pelo dentista, ele moldará o espaço pronto para a restauração.
  3. Condicionamento ácido – Para uma ligação de preenchimento, o dentista vai preencher o dente com um ácido em gel antes de colocar o material restaurador.
  4. Aplicação de resina – Para determinados tipos de restauração, o dentista vai dispor a resina em camadas e fortalecer utilizando uma luz brilhante. Isso tornará a resina forte.
  5. Polimento – Após a colocação do material restaurador, o dentista vai polir o dente.

 

Previna-se da cárie agora para evitar restaurações no futuro!

Cárie não é brincadeira e ninguém gosta de restaurações. Use um creme dental com flúor para evitar consultas extras ao dentista.

 

 

Redação