Consultório Nova America – Facetas dentárias: o que são, para que servem e quais as diferenças entre os materiais de porcelana e resina

Redação19 de agosto de 20194min0
As facetas são um dos tratamentos estéticos dentários mais comuns disponíveis no mercado e muita gente que tem vontade de corrigir o seu sorriso pensa em colocá-las. Agende uma avaliação (35)99850-0000

Mas como funciona exatamente esse método? Quando ele é recomendado?

O que são facetas?

Na verdade, as facetas são próteses finas, que servem para cobrir as faces dos dentes e dar a eles uma melhor aparência ao sorrir.

As facetas funcionam como pequenas capas para os dentes, já que são coladas na parte da frente de dentes que estão trincados, manchados, espaçados ou desalinhados, podendo ser colocadas em um só dente ou em vários ao mesmo tempo, para harmonizar o sorriso.

Procedimento

Para colocar as facetas na maioria das vezes é necessário fazer um pequeno desgaste da parte frontal do dente, de maneira em que as facetas se encaixem perfeitamente e não fiquem em evidência.

É por isso também que esse tipo de procedimento estético dentário não é recomendado para todas as pessoas. Quem tem dentes com restaurações extensas, problemas de mordida (dentes que não encaixam da maneira correta), dentes sobrepostos, ou problemas de bruxismo (ranger os dentes) pode não ter as condições necessárias para colocar as facetas.

Tipos de faceta

As facetas são feitas de porcelana ou de resina, havendo algumas diferenças consideráveis entre os dois materiais.

Enquanto as facetas de resina são mais baratas, mais fáceis de aplicar, as facetas de porcelana são consideravelmente mais caras, mas são mais resistentes e costumam durar mais. Apesar disso, tanto as facetas de porcelana como as de resina composta têm de ser substituídas se forem danificadas.

 

 Limpeza e cuidados com facetas

A higienização das facetas não é diferente da dos dentes normais. Ainda assim, é bom tomar alguns cuidados extras, já que tanto a porcelana quanto a resina são materiais delicados. O melhor é evitar colocar e morder objetos duros, como canetas ou utilizar piercings bucais, por exemplo, e ter cuidado ao mastigar alimentos mais consistentes.

Como se trata de um tratamento estético dentário importante consultar um Cirurgião-Dentista Especialista para poder saber com certeza que tipo de faceta pode ser indicado para seu caso e como funciona os detalhes do procedimento.

Dr. Regis Teixeira &  Dr. Alessandro Orsi

Redação


    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *